PEROXYLIFE IMC

Referência: REF0012

Fabricante: BELLTYPE

Peroxylife® é um esterilizante/desinfetante de alto nível líquido, com princípio ativo de ácido peracético à 0,20% (mín), pronto para uso,estabilizado, que possui formulação inibidora de corrosão desenvolvida especialmente para compatibilizar seu efeito ácido com os artigos da área odonto-médico-hospitalar. É indicado para a esterilização de artigos críticos.

A apresentação individual do Peroxilife® é em embalagem de 5 litros.

Formulação exclusiva:
Peroxylife® é o único esterilizante/desinfetante de alto nível líquido químico a frio na área médica, pronto para uso na concentração de 0,20% (mín.) de ácido peracético. O ácido peracético 0,20% é um potente agente microbicida, sendo considerado agente esterilizante a partir da concentração de 0,001%, representando assim grande poder microbicida.

Indicações:
Peroxylife® é indicado para a esterilização de todos os artigos odonto-médico-hospitalares comumente processados em soluções químicas a temperatura ambiente e outros, onde exista a necessidade de um processo rápido e eficaz para uso imediato do artigo.

Caso a instituição tenha como prática a descontaminação prévia dos artigos com o uso de soluções desinfetantes ou esterilizantes, Peroxylife® também pode ser utilizado para esta finalidade, com o benefício de não fixar a matéria-orgânica e consequentemente, não prejudicar o posterior procedimento de limpeza do mesmo.

Modo de ação:
A ação sinérgica dos principais componentes do Peroxylife® - (peróxido de hidrogênio e ácido peracético) - destrõem fungos, vírus e bactérias em forma vegetativa e/ou esporulada, através de uma reação de oxidação das ligações -S-S- (pontes de sulfeto) e -SH (sulfeto e hidrogênio) das proteínas da membrana celular. Penetram no conteúdo citoplasmático, oxidando enzimas essenciais, bloqueando assim sequências bioquímicas fundamentais para a reprodução e sobrevivência dos microrganismos.

Amplo espectro de uso:
Compatível com as matérias-primas empregadas nos artigos odontomédico-hospitalares, tais como: aço-inóx (séries 304 e 316), ligas de alumínio (séries 6262 e 2011), plásticos (polietileno, polipropileno, PVC, ABS, nylon 6 e 66, fibras óticas), borrachas (nitrílica, Teflon,Viton, silicone), vidro, porcelana e tecido.

Amplo espectro de ação microbiana:
O ácido peracético é reconhecido internacionalmente como um potente agente esterilizante e não há relatos de resistência microbiana a este princípio ativo. É eficaz sobre a Mycobacterium chelonae que, comprovadamente, já apresentou resistência a ação do glutaraldeído à 2%. (Fonte: Hospital Infection Research

Labotatory. Birmingham. J Appl. Microbiology, 1997 April).

Atividade na presença de matéria orgânica:
É ativo na presença de soro, sangue, fluidos corpóreos e gorduras em quantidade de até 1% na solução em uso. Caso haja resíduo de matéria orgânica sobre a superfície do artigo a ser processado, o ácido peracético favorece a sua retirada, diferente dos aldeídos que favorecem a sua fixação e consequentemente, a formação de biofilmes.

Segurança para o usuário:
Segundo a Proposta de Classificação dos Esterilizantes Líquidos Químicos e Desinfetantes, publicada no Federal Register/Vol 63/Nov 98 - Proposed Classification of Liquid Chemical Sterilants and General Purpose Disinfectants, pelo FDA - Food and Drug Administration, o ácido peracético é declarado como agente não tóxico, não alergênico e considerado irritante leve.

Segurança para o paciente:
Peroxylife® é atóxico e não possui efeito residual, uma vez que ele se decompõe em água e oxigênio, produtos biocompatíveis e presentes na natureza.

Estabilidade da solução:
Peroxylife® é produzido através de um processo especial de fabricação que garante a sua estabilidade, pois seu produto final já é na concentração de 0,20% (mín.) de ácido peracético, pronto para uso. As soluções químicas utilizadas nos processos de desinfecção e esterilização que necessitam de ativação ou diluição para alcançar a concentração do agente esterilizante preconizada para uso perdem rapidamente sua estabilidade, ou seja, não conseguem manter a concentração do agente esterilizante adequada para uso por um período de tempo prolongado.

Orientações de uso:
Utilizar Peroxylife® em temperatura ambiente, entre 15ºC e 25ºC.

Todos os artigos a serem submetidos aos processos de desinfecção ou esterilização devem ser previamente limpos e secos, de acordo com as práticas recomendadas para estes procedimentos.

Esterilização ou Desinfecção de alto nível:
Imergir totalmente os artigos, expondo as regiões críticas (articulações, ranhuras). No caso de artigos com lúmens, aspirar asolução, preenchendo-os. Tempo de contato: 30 minutos.

Pronto uso:
Peroxylife® não requer ativação, nem diluição. Usar o anti-oxidante quando necessário.

Ecologicamente correto:
Peroxylife® é biodegradável e não necessita de cuidados especiais para seu descarte. Ele pode ser descartado com segurança diretamente na rede de esgoto juntamente com água corrente.

Livre de aldeídos:
Os aldeídos desnaturam as proteínas, fixando-as e favorecendo a formação de biofilmes sobre a superfície dos artigos. Peroxylife® em contato com a matéria orgânica tem um efeito "efervescente" pela liberação de oxigênio ativo, que irá oxidar e desprender resíduos orgânicos recentes e também os biofilmes já formados, diminuindo os riscos e custos com infecção hospitalar e manutenção de equipamentos. Não carcinogênico, não há Padrão de Exposição Ocupacional (OES - Occupational Exposure Standard). O padrão de exposição ocupacional recomendado para o glutaraldeído é de 0,2 ppm. A prática hospitalar demonstra concentrações superiores a recomendada para a segurança da saúde ocupacional , devido a relatos de ocorrências de afastamento de funcionários por conjuntivites, dermatites, lesões, asma.química, confusão mental, etc.

Embalagem:
Galão com 5 litros

R. Pelicano, Nº341, Galpões 03, 05 e 06 Lot. Varandas Tropicais - Pitangueiras CEP: 42701-340 | Lauro de Freitas-BA

Fone: (71) 3024.2600
FAX: (71) 3024.2101